Caixa Separadora de Água e Óleo: Veja neste guia todos os cuidados que você precisa ter para evitar dor de cabeça e ter que gastar mais dinheiro que o necessário.
Neste guia tem tudo o que você precisa saber antes de comprar ou construir sua caixa separadora de água e óleo para evitar problemas como multa ou até interdição da sua empresa.
Já faz mais de 20 anos que trabalho com projetos e vendas de caixa separadora, inclusive participei da elaboração da única norma para caixa separadora de água e óleo a NBR 14605 junto a ABNT.
Nesse período conversei com clientes de diversos segmentos: lava rápido, oficina mecânica, posto de gasolina, transportadora, fazenda, locais com geradores, transformadores e outros segmentos que precisavam instalar uma caixa de separação água e óleo.
Peguei todas as dúvidas e problemas que encontrei nesses mais de 20 anos e criei este guia completo para ajudar você na decisão de qual caixa separadora vai atender as suas necessidades, as exigências do órgão ambiental do seu estado e que funcione de forma eficiente. Assim você vai evitar problemas com o órgão ambiental do seu estado e ter que gastar mais dinheiro do que o necessário.
Para facilitar sua leitura clique no índice abaixo ou role a página até o assunto que deseja saber. Boa leitura!
ÍNDICE:
1. O que é Caixa Separadora de Água e Óleo e para que serve?
2. Como funciona a Caixa Separadora de Água e Óleo?
3. Qual norma, lei ou legislação para Caixa Separadora de Água e Óleo?
5. O que é placa coalescente e como funciona?
6. Como dimensionar Caixa Separadora de Água e Óleo?
7. Como fazer Caixa Separadora de Água e Óleo?
8. Como instalar Caixa Separadora de Água e Óleo?
9. Como limpar uma Caixa Separadora de Água e Óleo?
10. Onde comprar Caixa Separadora de Água e Óleo?
11. Qual o preço de uma Caixa Separadora de Água e Óleo?
1.O que é Caixa Separadora de Água e Óleo e para que serve?
A caixa separadora de água e óleo é um equipamento como o próprio nome já diz, que separa o óleo da água antes de ser lançada no esgoto ou reutilizada. Deve ser instalada em locais que manuseie combustível e derivados de petróleo, como: oficina mecânica, lava rápido, posto de gasolina, indústria, transportadora, empresa de ônibus, fazenda, gerador e transformador. A Caixa SAO serve para deixar a água dentro dos padrões exigidos pela Resolução do Conama 430 e não contaminar as águas e o meio ambiente.
2.Como funciona a Caixa Separadora de Água e Óleo?
O funcionamento da caixa separadora de água e óleo é através da diferença de densidade entre o óleo e a água. A água é “mais pesada” que o óleo, a caixa separadora de óleo desacelera o fluxo de água e com isso o óleo presente na água vai para a superfície, este óleo é retirado de forma manual ou automática, vai depender do modelo do separador de óleo e água.
Esse processo é físico e não químico, logo se você colocar detergente na água o óleo vai misturar (emulsionar) com a água, o mesmo que acontece quando pegamos uma frigideira com óleo e jogamos detergente, vai ficar branco (emulsionado). Esta separação nenhum sistema separador de água e óleo faz, somente um sistema de tratamento de efluentes consegue fazer, pois é um processo químico e não físico.
Veja o vídeo de funcionamento da Caixa Separadora da Supripostos.
3.Qual norma, lei ou legislação para Caixa Separadora de Água e Óleo?
As normas, leis ou legislação para caixa separadora de água e óleo são:
1.Abnt nbr 14.605
2.Resolução do Conama nº 273 de 29/11/2000
3.Resolução do Conama 430 de 13/05/2011
A NBR 14605 – Sistema de drenagem de oleosa é uma norma da abnt para Caixa Separadora de Água e Óleo, foi criada para ser utilizada em Postos de combustíveis e lavadores de postos de combustíveis, mesmo se o local que irá instalar a caixa de separação de água e óleo não for posto de combustível sugiro que utilize esta norma como referência, pois é a única norma no Brasil referente a caixa separadora água e óleo, logo a maioria dos órgãos ambientais utilizam esta norma com referência para exigências e fiscalização.
Resolução do Conama 273 – Resolução destinada para toda operação que tenha instalação e sistemas de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis, diz respeito sobre licenciamento ambiental e equipamentos obrigatórios, um deles é o separador de água e óleo.
Resolução do Conama 430 – Informa sobre o padrão de lançamento de efluentes, utilizada como referência pelos órgãos ambientais sobre a qualidade da água após passar pela caixa de separação de água e óleo independente da operação, exemplos: oficina mecânicas, box de lavagem de carros, posto de gasolina, indústria, transportadora, empresa de ônibus, fazenda, frotistas em geral, geradores, transformadores entre outros empreendimentos.
Se a sua empresa se enquadra em uma dessas categorias, para lançar os efluentes dentro dos padrões exigidos pela resolução vai precisar de uma caixa para separar o óleo da água.
Importante salientar que os órgãos ambientais de cada estado não podem exigir menos do que as leis federais, mas podem exigir além, colocando regras mais restritas. Como ART, memorial de cálculo, memorial descritivo, laudo de eficiência entre outras exigências.
Um exemplo interessante é que em alguns estados exigem que após a caixa separadora de óleo e água seja instalado um filtro de carvão ativado e em outros estados não tem esta exigência.
O Filtro de Carvão Ativado é instalado na saída da caixa de separação água e óleo.
A Supripostos fornece filtro de carvão ativado para caixa separadora, caso precise de mais informações entre em contato.
Outro exmplo é que alguns órgãos ambientais exigem caixa separadora de água e óleo com placas coalescentes.
Por isso é muito importante consultar o órgão ambiental do seu estado antes de comprar ou construir um separador óleo água.
Sugiro que você entre em contato com o órgão ambiental do seu estado e pergunte o que exigem em relação a caixa separadora, de preferência por e-mail para ficar documentado quais são as exigências.
Caso o fiscal já tenha passado na sua empresa e exigiu a instalação ou alteração da caixa separadora, peça a ele essas informações por escrito ou por e-mail para ficar documentado. Dessa forma você evita que futuramente um outro fiscal possa fazer outras exigências.
Veja aqui a lista com o contato de todos os órgãos ambientais do Brasil separados por estado.
4.Qual o melhor modelo de Caixa Separadora para lava rápido, oficina mecânica, posto de gasolina, fazenda, indústria, grupo gerador e transformador?
Na hora de você escolher o melhor modelo de caixa separadora para sua empresa deve avaliar alguns pontos.
Os modelos de caixas separadoras se diferem em seu formato, vazão, tamanho, peso, material de fabricação, mas os pontos que eu considero mais importantes são dois:
1) Calcular a vazão que vai atender a necessidade da sua operação.
Muito importante fazer o dimensionamento da caixa separadora de água e óleo que vai atender a necessidade da sua operação, pois se comprar uma vazão menor ou muito maior vai ter problemas que vão desde transbordamento da caixa até a água sair fora dos parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais.
Nós podemos fazer este cálculo gratuitamente para você, assita o vídeo abaixo com as instruções e depois só clicar no botão abaixo que em até 24 horas úteis enviamos o resultado no seu WhatsApp.
Clique aqui e acesse a CALCULADORA DE VAZÃO para Caixa Separadora
2) Material de fabricação da caixa separadora.
O segundo ponto na hora de escolher o modelo de caixa sao é em relação ao material que ela é fabricada.
A única norma no Brasil referente a caixa separadora de água e óleo é a NBR 14.605 e no dia 22 de setembro de 2020 esta norma teve algumas alterações, mas a principal delas é referente ao material que uma caixa separadora deve ser fabricada.
No trecho da norma está escrito:
” A CSAO deve ser fabricada em polietileno ou compósito…”
O Polietileno é o mesmo material que fabricam as caixas d’água e compósito é a popularmente conhecida como fibra de vidro.
Logo se você comprar um caixa que não seja em polietileno ou fibra de vidro pode ter problemas com o órgão ambiental.
Fique atento se você também pretende fazer um projeto de caixa separadora de água e óleo em alvenaria, também pode ter problemas futuros.
5.O que é placa coalescente e como funciona?
Placa coalescente ou placas coalescentes é um dispositivo que vai dentro da caixa separadora de água e óleo. Sua função é reter pequenas gotas de óleo que não tem “força” para ir para superfície da água.
Quando várias gotas de óleo se unem nas placas coalescentes formam uma “gota” maior é o que chamamos de coalescência, logo em seguida esta “gota” maior se desprende das placas coalescentes e vai para superfície da água, formando uma camada de óleo que será retirada.
6.Como dimensionar Caixa Separadora de Água e Óleo?
Para dimensionar uma caixa separadora, quer seja para construir ou fazer um projeto de caixa separadora de água e óleo em dwg, deve utilizar a ABNT NBR 14605 parte 2 de 2010 – Projeto, metodologia de dimensionamento de vazão, instalação, operação e manutenção para posto revendedor veicular. Esta norma foi criada para atender Postos de Combustívies. Como é a única norma referente a caixa separadora no Brasil, mesmo que for projetar uma caixa para outras operações diferente de postos, pode utilizar ela como referência mas deve incluir outros cálculos de normas internacionais.
Para fazer o cálculo para caixa separadora de água e óleo, precisa saber onde será instalada, pois de acordo com o tipo de operação são utilizadas variáveis diferentes para este cálculo.
Por exemplo: Se for dimensionamento de caixa separadora de água e óleo para lava rápido iremos utilizar quantidade máxima de veículos pode lavar por dia, tipos de veículos entre outras informações. Se for dimensionamento de caixa separadora de água e óleo para oficina precisamos saber se será utilizada no lavador de peças ou não.
Para facilitar a sua vida podemos fazer esse cálculo gratuitamente para você.
Assista o vídeo abaixo com as instruções e depois é só clicar no botão abaixo e preencher o formulário que em até 24 horas úteis iremos enviar o resultado no seu Whatsapp.
No vídeo acima veja o passo a passo para nós fazermos o dimensionamento do separador de água e óleo que vai atender a necessidade da sua operação.
Clique aqui para DIMENSIONAR sua CAIXA SEPARADORA
Agora se você precisa de:
– projeto ou dimensionamento de caixa de areia
– projeto de caixa separadora de água e óleo em alvenaria
– projeto de caixa separadora de água e óleo de concreto
– projeto de caixa separadora de água e óleo em autocad
– projeto de caixa separadora de água e óleo em dwg
– projeto de caixa separadora de água e óleo para lava rápido
– caixa de decantação para lava rápido
– projeto para rampa de lavagem de caminhões
– projeto para rampa de lavagem de veículos
– memorial de cálculo para caixa separadora de água e óleo
Entre com contato com a Supripostos que nós teremos um enorme prazer em te ajudar.
7.Como fazer uma Caixa Separadora de Água e Óleo?
Para fazer uma caixa separadora de água e óleo primeiro você precisa determinar a vazão que vai atender a necessidade da sua operação.
Nós podemos fazer esse cálculo para você gratuitamente. Clique no botão abaixo, preencha o formulário e em até 24 horas úteis irá receber o resultado no sue whatsapp.
Clique aqui para determinar a VAZÃO da sua CAIXA SEPARADORA
Se você desejar um projeto customizado, memorial de cálculo ou uma consultoria, nós teremos grande satisfação em te atender, entre em contato com a Supripostos.
8.Como instalar Caixa Separadora de Água e Óleo?
Antes de iniciar a instalação da caixa separadora de água e óleo é importante salientar que ela funciona por gravidade e a água não deve ser bombeada para dentro da caixa separadora.
Se a água for bombeada terá problemas na separação do óleo pois a bomba “bate” o óleo com água o que dificulta a separação. Por isso ela deve ser instalada abaixo do nível da fonte geradora de água que irá passar pela caixa.
Abaixo um passo a passo para instalar a caixa separadora de água e óleo industrial.
Definido o local é só seguir os passos abaixo:
- Cave uma vala (buraco) onde a Caixa SAO será instalada, e faça um “berço” de alvenaria (paredes e fundo do buraco), após colocar a caixa dentro deve ficar um espaço entre as paredes de alvenaria e a caixa de no mínimo 20 cm ou no máximo 40 cm. Para fazer este cálculo da vala, considere a espessura do tijolo ou bloco que irá utilizar.
Importante planejar também a tubulação de entrada e saída da caixa, a tubulação de entrada do efluente, deve ter uma inclinação com uma “caída” em direção a entrada da caixa sao.
Após construído o berço de alvenaria, coloque uma camada de areia de aproximadamente 3 cm no fundo e compacte com água, não use máquina, pois pode danificar a caixa separadora de óleo.
Na sequência coloque a caixa dentro do buraco, fique atento onde é a entrada e saída para não fazer a instalação invertida. Nivele a caixa utilizando um nível, conecte a tubulação de entrada e saída.
- Preencha o espaço vazio entre a parede de fora da caixa e a parede de alvenaria do buraco com areia e ao mesmo tempo coloque água dentro da caixa. Faça esse processo a cada 5 cm compactando a areia. Importante compactar a areia com água.
Repita o processo até a areia chegar a 3cm da borda superior da caixa
- Antes de liberar a caixa para o funcionamento a mesma deve estar cheia de água limpa para o seu perfeito funcionamento.
Pronto sua caixa separadora de óleo já está instalada, caso queira colocar uma tampa de ferro (câmara de calçada) pode pedir para um serralheiro fazer ou comprar pronta. Importante saber se o local da caixa haverá tráfego de veículos ou pessoas, pois a tampa de ferro tem que suportar o tráfego.
Também temos um vídeo explicando este passo a passo, só assisitir clicando no vídeo abaixo.
Vídeo com o passo a passo de como instalar uma caixa separadora. Aos 5 minutos e 37 segundos do vídeo.
9.Como limpar uma Caixa Separadora de Água e Óleo?
Para fazer a limpeza de uma caixa separadora de água e óleo você pode fazer por conta própria(veja o passo a passo abaixo) ou contratar uma empresa especializada que irá fazer a limpeza, destinar de forma correta os resíduos e fornecer uma nota fiscal para comprovar o serviço. Esta nota fiscal é exigida por alguns órgãos ambientais, verifique a obrigatoriedade no órgão ambiental do seu estado, aqui você encontra o contato de todos os órgãos ambientais do Brasil.
Caso queira indicação de uma empresa que faça limpeza de sua caixa entre contato com a Supripostos que nós iremos indicar uma empresa mais próxima de você.
Se você preferir fazer a limpeza siga os passos abaixo:
- Pare de gerar efluente para a caixa separadora, coloque uma estopa ou um pano na entrada da caixa.
- Retire todo o óleo e sujeira e armazene para descarte em local correto de acordo com exigência do órgão ambiental do seu estado.
- Esvazie a caixa com uma bomba (manual ou elétrica) e reserve esta água.
- Tire as partes móveis e lave com água e sabão neutro.
- Monte a caixa e encha com água limpa.
- Libere a entrada da caixa. A água que retirou inicialmente passe pela caixa, através das canaletas de coleta de água.
Pronto sua caixa já está liberada para funcionamento!
Se preferir também temos um vídeo explicando como limpar caixa separadora de água e óleo.
Assista o vídeo que explica como fazer a limpeza de uma caixa separadora de água e óleo. Aos 12 minutos e 15 segundos do vídeo.
10.Onde comprar Caixa Separadora de Água e Óleo?
No Brasil temos diversos fabricantes e revendedores, o mais importante antes de comprar é saber se o modelo vai atender as suas necessidades e expectativas. O primeiro passo é calcular a vazão do equipamento que vai atender a realidade da sua operação. Caso ainda não saiba qual vazão de caixa você precisa, clique aqui que nos podemos fazer este calculo 100% gratuíto para você.
Segue uma lista de algumas marcas de caixa separadora no mercado:
– Caixa separadora de água e óleo Supripostos.
– Caixa separadora de água e óleo Bakof
– Caixa separadora de água e óleo Fibratec
– Caixa separadora de água e óleo Filpar
– Caixa separadora de água e óleo Oleofil
– Caixa separadora de água e óleo Purodiesel
– Caixa separadora de água e óleo Saneago
– Caixa separadora de água e óleo Zeppini
– Caixa separadora de água e óleo Tigre, muitas a pessoas procuram mas até o momento ainda não fabricam.
Nós da Supripostos, fabricamos caixa separadora e temos a pronta entrega.
Nossa Caixa Separadora acompanha todos os documentos exigidos pelos órgãos ambientais.
11. Qual o preço de uma Caixa Separadora de Água e Óleo?
O preço da caixa separadora de água e óleo no mercado na data que este texto foi escrito, encontramos a partir de R$ 750,00 e pode chegar acima de R$ 3.000,00. O preço muda de acordo com fabricante e vazão.
Nós fabricamos caixa separadora de água e óleo com placas coalescentes.
Todas nossas caixas acompanham: memorial de cálculo, ART, memorial descritivo, laudo de eficiência, manual. São fabricadas em Polietileno com proteção UV.
Podem ser instaladas em diversos tipos de operações como:
Lavador de Veículos, Caminhões e Máquinas
Oficina Mecânica
Posto de Combustível
Indústria
Cozinha Industrial
Lavadora de Peças
Fazenda
Frotistas
Condomínios
Garagens
Conclusão:
Com essas informações você vai evitar uma série de problemas que podem ser desde ter que comprar outra caixa separadora até multas ou interdição da sua empresa pelo órgão ambiental do seu estado.
Espero ter ajudado você a tirar todas suas dúvidas sobre caixa separadora de água e óleo para escolher o modelo que realmente vai atender as suas necessidades.
Se ainda ficou alguma dúvida entre em contato que teremos o maior prazer em te ajudar.
Contatos Supripostos
Telefone: 43-3142-2284
Whatsapp: 43 – 99830-0087